quarta-feira, 25 de junho de 2008

Serei Saudável?


A OMS (Organização Mundial de Saúde) define a Saúde não só como a simples ausência de doença mas como " um bem-estar físico, mental, social, espiritual e emocional". Este é um conceito abrangente e que implica uma vasta reflexão sobre nós próprios para nos auto-definirmos como uma pessoal saudável, ou não.

Temos então várias componentes que influenciam o nosso bem-estar, deixa cá ver ver se sou saudavelzinha!


Físico - Ui! Começamos por um bom, no qual até tenho dados específicos e rigorosos que não vou revelar aqui como é óbvio. Digamos que estou em vias de melhorias - significativas, esperemos! Voltar a treinar custa mas o após sabe muito bem, muito bem mesmo!


Em percentagem -> 75 %


Mental - Bem! Neste departamento nunca fui muito pura mesmo. Portando seguindo a mesma linha estou muito bem obrigado. No entanto, noto alguma dificuldade em me concentrar em certas e determinadas ocasiões/tarefas. A minha mente anda um tanto ou quanto dispersa, são muitos afazeres e quereres aqui por estas bandas. E depois o avançar da idade também conta! eheheh (mas continuo a ouvir o phiiiiiiiiiiiiii!!!).


Contabilizo uns beneméritos -> 90 %


Social - Cá está! Sofreu recentemente um excelente Upgrade. Gente nova, muito nova ;), mas sempre gente boa, muito boa ;). Em época de férias, tempo quente e Festas Populares está bem activa, por isso...


uns redondinhos -> 100 %


Espiritual - O meu espírito sempre foi um tanto ou quanto inquieto, o que não me desagrada de todo (normalmente!). Se gosto do questionamento constante do Ser porque acredito que só assim ele o É realmente, nem sempre é fácil responder às questões que nos colocamos ou com as quais somos confrontadas. Mas como disse, isso faz parte da definição de um espírito inquieto. E gosto de janelas abertas, portanto...


...arrisco os -> 100%


Emocional - Aqui como caranguejo que sou (para quem acredita nessas coisas) sou carente (sim!), emotiva (muito!), protectora (q.b.), possessiva (!?)...e outras coisas mais que agora não me lembro. Tudo boas características, ou não! Sou uma pessoa de sorriso aberto e lágrima fácil, na felicidade e na tristeza. Actualmente passo por uma fase na vida em que tenho tudo de bom no que a emocionalmente poderia querer - Amo e sou Amada!


100 %


Fazendo a média aritmética disto tudo --> uns impressionantes

93 % - Saudavelzinha, sim!


As coisas que uma pessoa inventa para passar o tempo morto na piscina.

Isto a modos que até dava um bonito desafio. Hum! Pois quem quiser ocupar o tempo morto, ou estar um pouco mais vivo e consciente de si mesmo ;), faça o favor de se testar e ver se é um(a) saudavelzinho(a).


P.s.: Isto ficou bem grande! É só pa terem uma ideia da quantidade de tempo morto que tenho por aqui! =S

2 comentários:

Anónimo disse...

xD [ ] muito bem saudavelzinha
mas ha coisas mais giras pa fazer nos tempos mortos, como perder a jogar uns jogos engraçados q há por ai =P
o pior é q dps tens dir trabalhar e só sais quando ganhas...portanto lá terias de ser despedida e coisas q tais...=P
0=)

Anónimo disse...

Vê-se que estás de férias. xD


Eu devo rondar os 70% mais ou menos isso. :P

bjs