segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Disciplinas Nobres vs. Disciplinas Secundárias/Entretenimento

Num momento de aula, após explicar um qualquer movimento enquadrando-o na sua importância para a técnica global seguiu-se o seguinte comentário de um dos alunos:

(ele) - A professora devia ser uma professora a sério!

(eu) - Como assim?

(ele) - Sim! Uma professora de matemática ou tipo isso.

(eu) - Porquê? (/#&$=/#&$)

(ele) - Porque a professora sabe muito... e ensina-nos essas coisas todas.

Fiquei assim... pasma com tamanha afirmação e justificação. Ignorei e não dei azos para mais conversa (que havia piscinas para nadar). Mas isso só porque veio de um miúdo de 13 anos estupidificado pelas luzes brilhantes da sua PSP ou GNR, sei lá!

Que raiva. Se eu tivesse a trabalhar no sistema de ensino oficial, ou seja, numa escola ia ter muitas lutas. Ai! Com toda a certeza.

E deixa uma professora espaço para a participação activa dos alunos numa simples aula de natação para isto!

2 comentários:

Anónimo disse...

Sou prof de Matemática e o que mais me custa é os EE e a sociedade justificarem as negativas, as dificuldades dos alunos por simplesmente ser Matemática. Matemática não é mais importante nem menos que todas as outras disciplinas, e detesto que seja valorizada dessa forma estúpida. Se fosse assim tão importante e mais do que as outras para a formação dos nossos alunos para que existiam as outras disciplinas. Os profs de Ed física e de todas as outras disciplinas de carácter mais prático mas não menos científico são umas vitimas na boca e mantalidade da nossa sociedade mediocre. Pensem bem na importância de Ed. Física: na sociedade actual cada vez como maior % de crianças e jovens obesos e de vida sedentária, o pouco exercício físco (indispensável a uma vida de qualidade) que fazem é nas aulas de EF, se não fosse estas aulas já nem correr (ou andar levando ao extremo) sabiam muitos dos nossos jovens de hoje.E não é importante EF? Será que uma aluno que sabe todos teoremas e definições matemáticas é feliz quando não consegue dobrar-se para apanhar o lápis para fazer o exercício?

Ég Bani disse...

EE = Encarregados de Educação

A mim também me custa, mas ainda me custa mais os miudos terem essa atitude perante algumas disciplinas (actualmente, quase todas), não só para com a Educação Física. A responsabilidade é não só dos pais mas, infelizmente, da própria escola e dos professores que têm também esse género de preconceitos (nem todos, mas muitos). Isto há com cada uma...